Qual a forma de ingresso na UFMA?

Como funciona o seletivo da UFMA?

Os candidatos serão selecionados com base nos resultados obtidos em uma das edições de 2010 a 2022, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e na análise da documentação exigida em Edital. O candidato deverá informar, no ato da inscrição, uma das edições informadas acima com a qual deseja concorrer.

Como entrar na UFMA 2023?

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, no período de 28 de fevereiro de 2023 até o dia 08 de março de 2023.

Quantos pontos precisa pra entrar na UFMA?

As menores notas de corte do Sisu 2022 ficaram em torno dos 400 pontos na UFMA, com destaque para o curso de Design (382,50 pontos para indígenas), Teatro (402,84 pontos para pessoas com deficiência (PcD), com critério de raça e renda) e Pedagogia (409,90 pontos também para PcD com critério de raça e renda).

Como se inscrever na UFMA pelo Enem?

Os estudantes interessados em ingressar na UFMA devem realizar o ENEM e se inscrever no SISU durante o período de seleção. As inscrições são feitas pelo site do SISU e são abertas duas vezes por ano, geralmente em janeiro e em junho.

Quando começa a inscrição da UFMA 2023?

O cadastro e a confirmação de interesse pela vaga no Sistema da UFMA somente poderão ser realizados no período de 11/07 a 13/07, conforme o Cronograma do Anexo único do Edital nº 167/2023 – PROEN/UFMA. O Sistema NÃO ficará disponível para acesso aos candidatos fora dos prazos previstos para os referidos procedimentos.

Como conseguir uma bolsa na UFMA?

O processo seletivo para Bolsa Permanência/UFMA, Bolsa Permanência/MEC, Auxílio Moradia Estudantil, Auxílio Alimentação, Auxílio Acadêmico/Curso de Odontologia é feito por meio de Edital, e para inscrição é necessário o preenchendo do formulário de inscrição e do cadastro socioeconômico.

Quais são os cursos menos concorridos na UFMA?

Confira a lista dos cinco cursos com as menores notas de corte da UFMA:

• INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (*) – 528,48 pontos;
  • INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS (Cidade Universitária) – 556,46 pontos;
  • HOTELARIA (COMPLEXO SANTA AMÉLIA) – 565,12 pontos;

O que dá para fazer com 500 pontos no Enem?

Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta. Veja a tabela com as bolsas e descontos da Uniasselvi: 35% de bolsa com até 450 pontos de média. Sobe para 40% com média de 451 a 500 pontos.

Quais são as cotas da UFMA?

Atualmente, as vagas oferecidas no SiSU pela UFMA são distribuídas em três categorias: Ampla concorrência/Universal, Candidatos com Deficiência e Escola Pública.

Quais os cursos mais concorridos da UFMA?

SISU: Medicina e Ciência da Computação são os cursos mais concorridos na UFMA e IFMA.

Quais são os cursos que tem na UFMA?

• ADMINISTRAÇÃO. CIÊNCIAS IMOBILIÁRIAS. PEDAGOGIA.
  • BIBLIOTECONOMIA. COMUNICAÇÃO SOCIAL. SERVIÇO SOCIAL.
  • CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DIREITO. TURISMO.
  • CIÊNCIAS ECONÔMICAS. HOTELARIA.

Quais os cursos mais concorridos na UFMA?

Confira os cinco cursos que exigem as maiores notas de corte para ingressar no UFMA em 2023:

• Medicina: 796,00 pontos.
  • Odontologia: 741,96 pontos.
  • Direito: 739,94.
  • Psicologia: 721,64.
  • Ciência da Computação: 712,20.

O que dá para fazer com 600 pontos no Enem?

Com 600 pontos no Enem é possível cursar cursos como Psicologia, Enfermagem, Engenharia, Direito e outros cursos no SiSU e no ProUni. Confira! Redação do Encceja: veja como fazer.

Qual a média mínima para passar no Enem?

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

Qual a nota mínima para passar na redação do Enem?

Já a nota mínima pode variar de acordo com cada curso. Normalmente, as faculdades exigem que os candidatos tenham obtido nota mínima de 300 pontos na prova objetiva e de 300 pontos na redação.

Quais cursos consigo com 400 pontos?

Qual curso posso fazer com 400 pontos no Enem?

INSTITUIÇÃO CURSO NOTA DE CORTE
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) AGROECOLOGIA 390,54
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) HISTÓRIA 389,01
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA 386,64

Quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 900?

Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões. Em humanas, essa pontuação também só é obtida acima de 42 acertos.

Quais são os cursos mais fáceis de passar no Enem?

Quais os cursos menos concorridos Sisu

• Matemática;
  • Física;