Como devemos medir resistores com o multímetro?

Como medir resistência de resistores?

A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.

O que significa 20 K no multímetro?

Se a medição der algum valor, significa que o circuito esta fechado, conforme o exemplo acima. Normalmente deixo o seletor na escala 20K mesmo, e o resultado será 002, caso você meça e dê o resultado 1 significa que o cabo pode estar rompido ou que o circuito esta OK.

Como utilizar todas as escalas do multímetro digital?

Deve-se selecionar a escala imediatamente superior ao valor esperado da grandeza que se quer medir. O multímetro vem acompanhado por duas pontas de prova ou ponteiras sendo uma na cor vermelha, normalmente usada na polaridade positiva e outra na cor preta, normalmente usada na polaridade negativa.

O que devemos fazer para medir a intensidade de uma corrente utilizando um multímetro?

Corte o fio em um único ponto e retire o isolamento das duas pontas expostas. Conecte-as separadamente às pontas de prova do multímetro. Faça a medição somente após os fios estarem firmemente conectados às pontas de prova. Assegure-se de que os fios, principalmente as partes expostas, não possam tocá-lo.

Qual é a escala de resistência no multímetro?

Em um multímetro digital a máxima resistência possível de ser medida por uma escala corresponde ao valor da escala, assim, se tivermos uma escala de 200 ohms poderemos medir uma resistência com um valor de 200 ohms para menos. Se medirmos uma resistência de 100 ohms a parecerá no display o número 100.

Como saber se um resistor está funcionando?

Mesmo sem saber como o resistor está ligado, podemos fazer algumas análises. – Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato.

O que significa A sigla DCV no multímetro?

As expressões utilizadas em alguns instrumentos de medidas parecem confusas, pois se originam da língua inglesa, por isso DCV significa tensão em corrente contínua (direct current voltage).

Qual escala do multímetro deve ser usado para medir A resistência?

Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 1kV. Escalas de tensão alternada: 200V, 750V ou 200V, 750V. Escalas de resistência: 200Ω, 2000Ω ou 2kΩ, 20kΩ, 200kΩ, 2MΩ ou 20000kΩ. Escalas de corrente contínua: 200uA, 2000uA ou 2mA, 20mA, 200mA, 2A, 10 ou 20A.

Qual escala no multímetro para medir resistência?

Qual escala do multímetro deve ser usada para medir a resistência?

Para medir a resistência de um resistor você deve escolher uma escala adequada, isto é, para medir resistências da ordem de ohms deve escolher a escala de 200. Por outro lado para medir resistências de k Ohms deve escolher 20 k ou maior.

Quais são as funções mais comuns de um multímetro?

Um multímetro mede normalmente tensão e corrente contínuas e alternadas e também resistência eléctrica, mas poderá medir capacidade de condensadores, frequência, tensão de polarização de díodos, ganho (em malha aberta) de transístores e outras grandezas.

Como ler o valor da resistência?

Para lermos o código do valor da resistência impresso no resistor devemos considerar que:

1. As faixas coloridas são lidas a partir da que está mais próxima de uma extremidade.
  2. A primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da resistência.
  3. A segunda faixa colorida indica o segundo algarismo.

Quais são as escalas do multímetro?

200V, 750V ou 200, 750. 200u, 2000u, 20m, 200m, 2A, 20A. 200, 2000, 20K, 200K, 2M ou 200, 2K, 20K, 200K, 20000K. Os multímetro modernos são “auto ranger”, não é preciso procurar uma escala específica para a medição, basta selecionar a grandeza e ele automaticamente se adéqua a leitura.

Como é feita a leitura de um resistor?

Tem mais depois da publicidade 😉 A leitura dessas faixas deve ser feita sempre da extremidade para o centro, obedecendo ao seguinte critério: 1ª faixa: (a mais próxima da extremidade) indica o primeiro algarismo do valor da resistência; 2ª faixa: indica o segundo algarismo do valor da resistência.

Como saber se um resistor está em curto-circuito?

Se acrescentarmos um fio de resistência desprezível como na figura: Os pontos A e B agora apresentam mesmo potencial, logo, dizemos que ocorre um curtocircuito nos terminais do resistor, pois os terminais do resistor não apresentam diferença de potencial e, portanto, não circula corrente no resistor.

Qual é a diferença entre AC e DC?

As siglas DC e AC são provenientes das siglas da língua inglesa para direct current e alternating current, que correspondem a corrente contínua (DC) e corrente alternada (AC), respectivamente. A principal diferença entre as correntes DC e AC é a direção em que os elétrons se movimentam.

Qual é a diferença entre corrente contínua e corrente alternada?

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

Como fazer a leitura de um resistor?

1ª faixa: (a mais próxima da extremidade) indica o primeiro algarismo do valor da resistência; 2ª faixa: indica o segundo algarismo do valor da resistência. 3ª faixa: indica o número de zeros que devem ser acrescentados aos dois algarismos anteriores.