perguntas urgentes

o principal tópico ou problema que esta questão aborda

o que incomoda

Qual a diferença entre mieloma múltiplo é leucemia?

O que leva uma pessoa a ter mieloma múltiplo?

Segundo o Inca, no Brasil, são diagnosticados cerca de 7 mil novos casos de mieloma múltiplo por ano. Segundo o médico, a causa do mieloma múltiplo é desconhecida e pode ser definida como um acidente genético. A doença surge quando as células plasmáticas se tornam cancerígenas e crescem fora de controle.

Quando o mieloma é grave?

Se o mieloma enfraquecer os ossos da coluna vertebral, eles podem fraturar e pressionar os nervos espinhais. Essa condição denominada compressão da medula espinhal pode causar dor súbita intensa, dormência ou fraqueza muscular. É considerada uma emergência médica e um médico deve ser imediatamente contatado.

Que tipo de câncer é um mieloma?

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Como se contrai mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo, ou apenas mieloma, tem início na medula óssea, quando ocorre um defeito celular. No momento em que os linfócitos B se diferenciam e se tornam plasmócitos, ocorre então uma mutação, ou seja, um erro em um ou mais de seus genes, que devido a esse erro, passam a produzir plasmócitos anormais.
Em cache

Como é a dor do mieloma múltiplo?

A queixa mais comum para pessoas que vivem com mieloma múltiplo é a dor. Às vezes, você pode sentir dor óssea por lesões que a doença causa nos ossos. A dor óssea também está relacionada à dor do nervo, também chamada neuropatia.

Como é a vida do paciente com mieloma múltiplo?

Permanecer tão saudável quanto possível é mais importante do que nunca após o tratamento do mieloma múltiplo. Parar de fumar e manter uma alimentação saudável pode ajudá-lo a reduzir o risco da recidiva e a protegê-lo de outros problemas de saúde.

Tem como viver com mieloma?

Apesar de ainda não haver cura para a doença, muitos pacientes atualmente conseguem conviver com ela por longos anos e vários entram em remissão completa. O arsenal de medicamentos para tratar o mieloma é grande e com possibilidades interessantes — mesmo para quem já apresentou recidivas.

Quem tem mieloma vive quantos anos?

A sobrevida dos pacientes com mieloma era de 3 anos. Hoje, passa de 10 anos e com uma excelente qualidade de vida. Atualmente, há um entendimento melhor da fisiopatologia da doença, sinais celulares, intracelulares.

Qual doença pode ser confundida com mieloma múltiplo?

O problema é que os sinais desse tipo de câncer são confundidos com outras doenças ósseas, por vezes reumatológicas, como a osteoporose ou, até mesmo, o envelhecimento.

Qual exame confirma mieloma múltiplo?

Eletroforese de proteínas.

Encontrar uma imunoglobulina monoclonal no sangue pode ser o primeiro passo para se ter o diagnóstico de mieloma múltiplo. Essa proteína anormal é conhecida por vários nomes diferentes, como imunoglobulina monoclonal, proteína M, pico M e paraproteína.

Quais são as complicações do mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo pode afetar os ossos, os glóbulos vermelhos e os rins. Também pode afetar a resposta imunológica. A resposta imunológica comprometida pode levar a infecções repetidas ou às vezes graves.

Qual médico trata mieloma?

O acompanhamento é bastante complexo, e deve ser feito pelo Hematologista. Mieloma múltiplo é uma neoplasia hematológica, mais comum em idosos, caracterizada por anemia, falência renal e lesões ósseas extremamente dolorosas.

Onde é a dor do mieloma?

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que tem como alvo as células plasmáticas da medula óssea. A queixa mais comum para pessoas que vivem com mieloma múltiplo é a dor. Às vezes, você pode sentir dor óssea por lesões que a doença causa nos ossos.

Quando suspeitar de mieloma?

Os sintomas mais frequentes são problemas ósseos, especialmente nas costas, quadris e crânio; baixas taxas de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas no sangue, o que pode causar fraqueza e tontura e maiores níveis de cálcio, gerando insuficiência renal e impactos no sistema nervoso, como dor intensa, dormência e …

Related Posts