perguntas urgentes

o principal tópico ou problema que esta questão aborda

o que incomoda

Qual a diferença entre esporófito é gametófito de briófitas?

Qual a diferença entre esporófito e gametófito?

O esporófito tem como função principal a produção de esporos, estruturas haplóides que são consideradas células reprodutivas e que, a partir delas, é possível formar o gametófito, outra estrutura presente nos indivíduos com alternância de gerações, que é responsável pela produção de gametas (estruturas haplóides).
Em cache

Qual a diferença entre gametas e esporos?

A diferença entre esporos e gametas é que os esporos podem se dividir diretamente por mitose e dar origem a um novo indivíduo, já os gametas só podem sofrer mitose após a fusão com outro gameta. Em algumas algas, as formas haploides e diploides são morfologicamente iguais.

O que é o gametófito das briófitas?

O gametófito é a fase produtora de gametas, uma geração haploide. Nos musgos, há gametófitos masculinos e femininos. No gametófito masculino, há anterídios que produzem os anterozoides, únicas células flageladas nas briófitas. O gametófito feminino, por sua vez, apresenta arquegônios, os quais produzem a oosfera.
Em cache

O que é gametófito esporófito?

O gametófito e o esporófito são estruturas multicelulares originadas a partir das fases haplóide (n) e diplóide (2n), respectivamente. A partir do processo meiótico ocorrido nas estruturas esporofíticas, surgem esporos que germinarão e darão origem aos gametófitos.

Qual a diferença do gametófito e esporófito das briófitas e pteridófitas?

Briófitas possuem o gametófito como geração dominante, diferentemente das pteridófitas, que possuem os esporófitos como geração dominante. As pteridófitas possuem esporófito de vida livre, diferentemente das briófitas, que possuem um esporófito dependente do gametófito.

Como se comportam o esporófito é gametófito nas briófitas?

As briófitas, como todos os grupos de planta, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações, ou seja, observa-se uma fase de vida gametofítica (haploide) e uma fase esporofítica (diploide). Na fase de gametófito, observa-se a formação de gametas, enquanto na fase de esporófito, vemos a produção de esporos.

Que são os esporos?

Os esporos são estruturas pequenas produzidas em grande quantidade por bactérias, fungos e plantas, com capacidade de gerar um novo indivíduo. Por serem extremamente pequenos e leves, os esporos podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e serem deslocados por grandes distâncias.

Qual é a função dos esporos?

São também denominados esporos as formas latentes de muitos animais ou seus embriões, de protistas e de bactérias. 0:12 Esporos ejetados por um fungo (vídeo). Um esporo é basicamente uma célula envolvida por uma parede celular que a protege até as condições ambientais se mostrarem favoráveis à sua germinação.

Qual a diferença entre esporófito é gametófito de pteridófitas?

Na forma assexuada, podemos observar a reprodução por meio de brotamento, no qual um broto dará origem a um novo indivíduo. Na forma sexuada, observamos um ciclo com alternância de gerações, ou seja, um ciclo que apresenta uma fase de gametófito (que produz gametas) e uma fase de esporófito (que produz esporos).

Qual a definição de gametófito?

Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando orgiem a organismos diploides.

Porque o esporófito depende do gametófito?

O esporófito germina a partir do zigoto, que nunca deixa o arquegônio (onde ocorreu a fecundação), assim essa geração é dependente da gametofítica.

O que os gametófitos produzem?

Gametófitos – Geração que produz gametas. Gimnospermas – Plantas vasculares com sementes expostas. Gineceu – Conjunto de carpelos de uma flor. Grão de pólen – Micrósporo que contém o gametófito masculino.

Qual é a função dos esporos nas briófitas?

Sua função é de realizar a fecundação das plantas, tanto as briófitas quanto as pteridófitas.

Qual a função de um esporo?

Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.

Qual o significado de Esporófito?

Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide.

Qual a diferença entre o esporófito das pteridófitas com o das briófitas?

Briófitas possuem o gametófito como geração dominante, diferentemente das pteridófitas, que possuem os esporófitos como geração dominante. As pteridófitas possuem esporófito de vida livre, diferentemente das briófitas, que possuem um esporófito dependente do gametófito.

Qual o significado de esporófito?

Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide.

O que são esporófitos e esporos?

O esporófito produz esporângios onde, por meiose, se formam esporos haploides que dão origem ao gametófito, uma planta haploide multicelular que irá produzir gametas, assegurando assim a reprodução sexuada da espécie.

Related Posts