perguntas urgentes

o principal tópico ou problema que esta questão aborda

o que incomoda

Qual a concepção de Jean Piaget em sua teoria sobre o desenvolvimento infantil?

Qual a concepção de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotada por Piaget?

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
Em cache

Quais são os conceitos da teoria de Jean Piaget?

Piaget concebeu a inteligência como tendo dois aspectos, o cognitivo e o afetivo. O aspecto cognitivo tem três componentes: o conteúdo, a função e a estrutura. Conteúdo: É o que a criança conhece. Refere-se aos comportamentos observáveis – sensório-motor e conceitual – que refletem a atividade intelectual.

Quais são as 4 fases de desenvolvimento de acordo com a teoria de Piaget?

Na presente pesquisa abordou-se as fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem a quatro estágios: sensório motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos), pré-operacional (dois a sete anos), operacional concreto (sete aos 12 anos) e operações formais (a partir …
Em cache

Quais são as principais teorias do desenvolvimento infantil?

Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.

Como Piaget caracterizou as fases de desenvolvimento na infância?

Piaget propôs quatro estágios de desenvolvimento da infância: 1- Período Sensorimotor (0-2 anos), 2- Período Pré-Operacional (2-7 anos). 3- Período Operacional de Concreto (7-11), 4- Período Operacional Formal (11 e mais, até cerca de 19 anos).

Qual o método de ensino de Jean Piaget?

O que é o construtivismo? De forma objetiva, o construtivismo diz respeito a metodologia de ensino baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.

Quais são os 3 três processos que segundo Piaget constituem a aprendizagem?

Os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração definidos pela teoria de Piaget constituem passos do processo de ensino-aprendizagem.

Quais são os principais fatores do desenvolvimento para Piaget?

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

Qual é a linha de pensamento de Piaget?

Teoria de Piaget: a teoria da aprendizagem na educação infantil. A teoria de Piaget, chamada de teoria piagetiana, foca no desenvolvimento infantil e, por isso, é chamada de teoria do desenvolvimento. Segundo ele: A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.

Qual é o principal objeto de estudo de Piaget?

Piaget foi um dos pesquisadores que estudou o desenvolvimento da criança, do ponto de vista do pensamento, da linguagem, do surgimento do raciocínio lógico matemático, das relações espaço tempo e do juízo moral.

O que é teoria do desenvolvimento infantil?

As teorias de desenvolvimento infantil concentram-se em explicar como as crianças mudam e crescem ao longo da infância. Tais teorias centram-se em vários aspectos do desenvolvimento, incluindo o crescimento social, emocional e cognitivo. O estudo do desenvolvimento humano é um assunto muito diversificado.

Qual o nome da teoria do desenvolvimento de Piaget?

Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?

Quais são as etapas do desenvolvimento infantil?

  • Fase 1 – Sensório-motor (nascimento até cerca de 2 anos) …
  • Fase 2 – Pré-operatório (2 a 7 anos de idade) …
  • Fase 3 – Operatório concreto (de 7 a 11 anos) …
  • Fase 4 – Operatório formal (a partir de 11 anos) …
  • Desenvolvimento cognitivo. …
  • Desenvolvimento afetivo. …
  • Desenvolvimento físico.

Qual foi a contribuição de Piaget para a educação?

Com base nos resultados de suas pesquisas, Piaget propôs a adoção de um processo educacional em que os alunos são vistos como protagonistas, e por isso abalou a teoria pedagógica tradicional que desenha a mente de uma criança como algo vazio, à espera de ser preenchida por conhecimento.

Quais as principais contribuições do construtivismo de Jean Piaget para a educação?

A grande contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias construtivistas, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover …

Qual foi a base da teoria de Jean Piaget e onde ele aplicou?

Lecionou no curso Psicologia na Universidade de Genebra entre 1929 e 1954. O objetivo central da teoria de Piaget baseia-se em estudar a gênese dos processos mentais do indivíduo, como tais processos são construídos desde a infância. Para ele, o conhecimento seria o resultado das interações entre o sujeito e o objeto.

Quais são os dois principais processos desenvolvidos por Jean Piaget?

Ainda nesta perspectiva, o processo de adaptação do sujeito à sua realidade, o qual é responsável pelo desenvolvimento da inteligência, é compreendido por dois conceitos: (1) Acomodação e (2) Assimilação.

Qual a importância da Teoria de Piaget para a educação?

Sua percepção sobre o aprendizado das crianças serve como base para muitas linhas educacionais atuais – vem de Piaget a origem da corrente pedagógica construtivista, que prioriza a interação no processo de aprendizagem para que o aluno construa e consolide de modo mais sólido seus próprios saberes.

Related Posts