Como é o ritual de passagem da Umbanda?

Qual é o ritual de passagem de Umbanda?

Ritualística de Umbanda é bastante vasta, e vem sendo passada de pai para filho dentro da religião mas, principalmente, vem sendo moldada pela orientação de nossos mentores espirituais. O principal objectivo é, sem dúvida, a caridade através dos atendimentos realizados por estes mesmos mentores.

O que é passagem na Umbanda?

Ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade. Os ritos de passagem podem ter caráter social, comunitário ou religioso. Ritos de passagem são aqueles que marcam momentos importantes na vida das pessoas.

Como funciona os ritos da Umbanda?

Os ritos não seguem uma ordem definida, podem variar de acordo com o local, o pai ou mãe-de-santo e a vertente. Os mais comuns são as sessões de passe (a imposição de mãos, onde se reorganiza as energias espirituais da pessoa) e de descarrego (ritual de limpeza espiritual, pode envolver o uso de ervas).

Como é o processo de iniciação na Umbanda?

Em geral, ela acontece em duas circunstâncias: através da socialização do indivíduo no grupo religioso, neste contexto, a iniciação é marcador do modus vivendi adquirido pelo indivíduo em sua formação como parte do grupo: o(a) candidato(a) à iniciação já frequenta algum terreiro e decidi pela iniciação.

Como fazer ritual de passagem?

Ritos de passagem

Construir um lugar que nos dê suporte para rituais onde possamos celebrar acontecimentos importantes em nossas vidas. Solenizar acontecimentos que nos ajudem na percepção de quanto um ambiente cheio de afeto e bênçãos traz acolhimento e cuida da gente.

Quais são os ritos de passagem?

Os ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de posição de uma pessoa em sua vida pessoal e em sua vida comunitária. Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, passagem para a fase adulta, casamentos. Muitos estão ligados as religiões.

O que não se pode fazer na Umbanda?

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Porque o sacrifício de animais na Umbanda?

AO SACRIFÍCIO DE ANIMAIS NESTES RITUAIS

Costumava dizer que o “sangue” a ser derramado nos rituais deveria ser a seiva da natureza, afinal, os animais têm alma, sentem dor e são nossos irmãos. Este é o verdadeiro Candomblé que cultua irmã Natureza. A Umbanda Pura ou Esotérica não pratica imolação animal.

O que é cruzar os dedos na Umbanda?

Cruzar os dedos era um gesto com a mão comumente usado para implorar a Deus por proteção, bem como para desejar boa sorte.

Como funciona o ritual de passagem?

Quais são as fases dos ritos de passagem?

De acordo com Van Gennep (1960) The rites of passage. London: Routledge & Kegan Paul, 1960., os ritos de passagem se dividem em três momentos distintos: ritos de separação, ritos de margem e ritos de agregação.

Como fazer rituais de passagem?

Rituais de passagem

São realizados quando um indivíduo deixa de ser um estranho e passa a fazer parte do grupo, sentindo-se aceito pelo time e pela organização. Na prática, podemos exemplificar com a entrada de um novo colaborador na empresa ou uma movimentação interna.

Pode ir ao terreiro menstruada?

Porém, à mulher não é reservado todo espaço na organização religiosa, apesar de ela ser a grande mãe, dona do terreiro, mesmo assim é interditada, devido à sua fisiologia, isto é, à menstruação.

Porque não pode tocar na guia?

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

Porque Exu se alimenta de sangue?

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Tem corte na Umbanda?

Como veremos, o “corte” além de alimentar a relação entidade/pessoa de santo, instaura a própria temporalidade do terreiro e seus praticantes. O “corte” funciona como uma extensão da “gira”. Galos e galinhas são sacralizadas em função de fortalecer o relacionamento das filhas e filhos de santo com suas entidades.

Como é incorporar pela primeira vez?

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Por que o Exu vem de joelhos?

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.