perguntas urgentes

o principal tópico ou problema que esta questão aborda

o que incomoda

Qual a função da mitocôndria de uma célula Brainly?

Qual é a função da mitocôndria?

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.
Em cache

O que é mitocôndria celular?

As mitocôndrias são as organelas da célula eucarionte que realizam a respiração celular e apresentam características que sugerem a origem endossimbiótica. As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes.

Quais são as funções das mitocôndrias e cloroplastos?

Pontos Principais: Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.
Em cache

Qual das alternativas abaixo apresenta função das mitocôndrias?

Alternativa “e”.

As mitocôndrias são organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, no qual se produz energia para a célula.

Como é que as células produzem energia?

Como a célula produz energia (ATP)?

A energia que a célula precisa para se manter operante é gerada em grande parte na mitocôndria, na forma de adenosina trifosfato (ATP). O ATP é um composto que ao ter quebrada uma de suas ligações fosfato (gerando ADP + P), libera energia.

Qual é a função de uma célula?

As células são organizações microscópicas compostas por diversas estruturas, denominadas organelas. A célula, em sua totalidade, é capaz de promover atividades metabólicas e contém informações genéticas transmissíveis, além de participar da divisão celular e da reprodução.

Que célula tem mitocôndria?

As mitocôndrias são encontradas em células eucariontes. Mitocôndrias estão relacionadas com o processo de respiração celular e são encontradas em maior número em células que apresentam grande atividade metabólica. Mitocôndrias são organelas que apresentam dupla membrana.

Onde se encontram as mitocôndrias?

As mitocôndrias têm a responsabilidade de transportar energia para as células. Os aspectos dessa organela podem variar de forma, tamanho e a quantidade. Elas são encontradas em células presentes no coração, nos sistemas nervoso e muscular. Essas organelas estão localizadas em sua maioria nos eucariontes.

Qual a função de cada organela celular?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Qual é a estrutura da mitocôndria?

As mitocôndrias tem na estrutura partículas sintetizadoras, matriz, espaço intermembranoso, ribossomos, cristas, grânulos, DNA próprio (chamado também de DNA mitocondrial) e a membrana externa e a interna.

Quem é responsável pela respiração celular?

mitocôndrias

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais. Nas células vegetais a organela responsável pela respiração celular é o cloroplasto.

Como se alimentam as células?

Toda e qualquer atividade que ocorre na célula gasta energia, ou seja, precisa de energia para ser realizada. Essa energia vem do processo de respiração celular, que é iniciado com a quebra da glicose (ou glicólise) no citoplasma da célula.

Por que as células precisam de oxigênio?

Você precisa de oxigênio pois suas células precisam desta molécula na fosforilação oxidativa, a última etapa da respiração celular. A fosforilação oxidativa é formada por dois componentes estreitamente ligados: a cadeia de transporte de elétrons e a quimiosmose.

Quais são os três tipos de células?

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Quais as três funções básicas da célula?

A célula, em sua totalidade, é capaz de promover atividades metabólicas e contém informações genéticas transmissíveis, além de participar da divisão celular e da reprodução. Todas as células possuem, obrigatoriamente, citoplasma e membrana plasmática.

Quais as principais características das mitocôndrias?

Mitocôndrias são organelas que apresentam dupla membrana. A membrana mais interna da mitocôndria forma as cristas mitocondriais. As cristas mitocondriais delimitam a matriz mitocondrial, na qual são encontradas proteínas, DNA, RNA e ribossomos. O DNA das mitocôndrias é semelhante ao de bactérias.

Qual o órgão que contém mais mitocôndrias?

Elas são encontradas em células presentes no coração, nos sistemas nervoso e muscular. Essas organelas estão localizadas em sua maioria nos eucariontes.

Como as mitocôndrias se reproduzem?

4) As mitocôndrias, como as bactérias, se reproduzem por divisão celular e essa divisão pode se dar independentemente da divisão da célula hospedeira.

Related Posts