perguntas urgentes

o principal tópico ou problema que esta questão aborda

o que incomoda

Qual a filosofia de epíteto?

Em que consiste a filosofia Estoicista?

O estoicismo pregava o valor da razão, propunha que emoções destrutivas eram resultado de erros na nossa forma de ver o mundo e oferecia um guia prático para nos mantermos resolutos, fortes e no controle.
Em cache

Quem foi Epicteto E qual lição deixou?

Epicteto foi um filósofo grego, pertencente à Escola Estóica, que viveu a maior parte de sua vida como escravo em Roma. De seus ensinamentos conservam-se um "Enchyridion", ou "Manual", e alguns discursos, editados por seu discípulo, Flávio Arriano.
Em cacheSemelhantes

Quais são as principais características da filosofia estoica?

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO ESTOICISMO: VIRTUDE, TRANQUILIDADE E FELICIDADE. O objetivo dos estoicos não era outro que alcançar a felicidade ou a autorrealização, um conceito que eles chamavam de eudaimonia. Isso pode ser alcançado através da virtude moral (ou areté) e da serenidade (ou ataraxia).

Quais eram as frases de Epicteto?

Epicteto

  • As pessoas ficam perturbadas, não pelas coisas, mas pela imagem que formam delas. …
  • É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe. …
  • Nada de grande se cria de repente.

O que é Deus para os estoicos?

Deus é Hylezoísta, ou seja, ele é a vida e a matéria do universo se manifestando. Uma vida e uma matéria eternamente em movimento. Por isso dizemos que ele é o sopro divino, que anima tudo. Deus é a razão, o logos, a ordem de todas as coisas na natureza, ele é o destino e a necessidade suprema.

O que defende o epicurismo?

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

O que é a felicidade para Epicteto?

Lições de Epicteto sobre a felicidade

– Em que consiste a felicidade? “A felicidade costuma ser confundida com prazer ou lazer experimentados passivamente. Esse conceito de felicidade só é bom até certo ponto. O único e precioso objetivo de todos os nossos esforços é uma vida em expansão no caminho da plenitude”.

Por que os estóicos desprezavam o prazer?

Estoicismo. Na mesma época dos hedonistas, Zenão de Cício fundava o pensamento estóico, desprezando os prazeres em geral, por considerar que deles decorrem muitos males. Segundo ele, deve-se buscar eliminar as paixões, que só produzem sofrimento. O homem sábio vive de acordo com a natureza e a razão.

Quais são as 4 virtudes do estoicismo?

No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria.

O que Epicteto dizia?

Filosofo Epicteto x Psicologia Cognitica

Ele dizia que o progresso individual não é um privilégio de alguns, e nem é adquirido por acaso ou por sorte, mas o progresso individual é sempre resultado do trabalho de si mesmo – diariamente.

O que é felicidade para Epicteto?

Lições de Epicteto sobre a felicidade

– Em que consiste a felicidade? “A felicidade costuma ser confundida com prazer ou lazer experimentados passivamente. Esse conceito de felicidade só é bom até certo ponto. O único e precioso objetivo de todos os nossos esforços é uma vida em expansão no caminho da plenitude”.

O que a Bíblia fala sobre o estoicismo?

O Deus dos estoicos não cria o mundo em sete dias, não expulsa ninguém do paraíso, não muda de ideia e tenta afogar toda a humanidade, não sente … O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino) …

O que é estoicismo na Bíblia?

Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica surgida na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco emtudo aquilo que pode ser controlado pela própria pessoa. Despreza todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.

Quais são os 4 princípios do epicurismo?

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação. d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.

Como usar o epicurismo hoje?

Os seguidores do epicurismo são chamados de epicuristas e, segundo a corrente filosófica, devem procurar evitar a dor e as perturbações, levar uma vida longe das multidões (mas não solitário), dos luxos excessivos, se colocando em harmonia com a natureza e desfrutando da paz.

Como Epicteto pensa a liberdade?

Em conclusão, a liberdade na filosofia humanista de Epicteto é a medida do autocontrole e autodomínio dos sentimentos e paixões , é medida de sabedoria que saber fazer as opções virtuosas na simplificado, que conduz à felicidade como um verbo em conjugação contínua e dinâmica da vida.

O que quer dizer Epicteto?

Epíteto significa acrescido, posto ao lado. É um termo de origem grega. Epíteto é uma expressão que, associado ao substantivo, o qualifica como uma alcunha, um apelido ornamentando o nome e o distinguindo.

Como Deus é entendido no estoicismo?

qual Deus é um só, e a partir de sua unidade governa todo o universo com seu poder. Para o estoicismo, o logos também é um só, a diferença é que, a partir de sua unidade, estende-se a todo o universo e rege todos os acontecimentos de forma imanente: o logos está presente na natureza, animando-a.

Related Posts