perguntas urgentes

o principal tópico ou problema que esta questão aborda

o que incomoda

Qual a diferenças entre agente e a gente?

É correto falar agente?

As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles – leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.
Em cacheSemelhantes

O que é que significa agente?

Segundo as definições dos dicionários da Língua Portuguesa, agente “é aquele age, que exerce alguma ação, que produz algum efeito, que agencia ou trata de negócios, encarregado da direção de uma agência”. Dessa forma, empregamos a palavra agente apenas como substantivo comum.
Em cache

Quando se usa a gente?

O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela.

O que significa a palavra a gente separado?

“A gente”, separado, é a maneira informal de nos referirmos à primeira pessoa do plural, o “nós”. Significa um grupo de pessoas no qual a pessoa que fala também está incluída. “A gente” é formado pelo artigo definido feminino singular a somado ao substantivo gente, formando uma locução pronominal.
Em cache

O que substitui a palavra agente?

1 agenciador, intermediário, negociador, negociante, comissário, corretor, operador, executor, funcionário, factótum. Exemplo: Consulte as possibilidades de investimento com um agente do banco.

O que substitui a palavra a gente?

1 sinônimo da palavra a gente: Em linguagem informal: 1 nós.

Como se escreve a gente é agente?

Escreva: a gente faz, a gente come, a gente viaja… sempre no singular. Já a palavra AGENTE escrita junto, sem o espaço entre o A e o GENTE indica um profissional: o agente de turismo, o agente penitenciário, o agente secreto… Houve acidentes OU houveram acidentes?

Pode usar a gente?

Se você perguntar para um linguista mais tradicional, certamente ele se posicionará contra o uso do “a gente”. Dirá que a forma deve ser eliminada tanto da modalidade escrita quanto da modalidade oral.

É correto dizer todos nós?

Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós». Repare-se que a frase poderia ser escrita de outras formas.

Qual é a diferença entre nós é nóis?

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

O que substitui a gente?

1 sinônimo da palavra a gente: Em linguagem informal: 1 nós.

Porque não se deve falar Todes?

“Todes” não é e nunca poderá ser um pronome; simplesmente porque não é considerado assim na estrutura da Língua. Se alguém quiser usar, que use, mas não se admite que um comunicado de um Museu da Língua Portuguesa traga esse corpo estranho; essa invencionice.

É correto dizer boa tarde a todos e todas?

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada.

Qual é a diferença do MAS É DO MAIS?

Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

Qual o plural de no de corda?

Nós, noz e nos: não confundir!

Enquanto substantivo masculino, a palavra nós é a forma plural do substantivo nó que indica, principalmente, um entrelaçamento de fios. Exemplos com nós: Quem deu tantos nós nesta corda?

É nóis ou nós?

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação.

Pode contar conosco ou com a gente?

Conosco ou com a gente

Em linguagem coloquial é mais comum o uso da expressão com a gente. Essa expressão, contudo, deverá apenas ser usada em linguagem informal, sendo substituída pelo pronome conosco em contextos formais.

O que quer dizer elu Delu?

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”.

Related Posts