perguntas urgentes

o principal tópico ou problema que esta questão aborda

o que incomoda

Qual a diferença entre nasofaringe e orofaringe?

O que é a nasofaringe?

A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem do ar a partir do nariz à garganta até a traqueia, brônquios e pulmões.
Em cacheSemelhantes

Qual a função do orofaringe?

A orofaringe é a parte da garganta logo atrás da boca. Ela inclui a base da língua, o palato mole, as amígdalas e a parte lateral e posterior da garganta. As funções da cavidade oral e da orofaringe consistem em ajudar a pessoa a respirar, falar, comer, mastigar e engolir.

É função da faringe conectar a nasofaringe a orofaringe?

Sua função é fazer a ligação do nariz e da boca à laringe e ao esôfago. A faringe é dividida em três partes, sendo a nasofaringe, a orofaringe e a laringofaringe (ou hipofaringe). A nasofaringe é a porção localizada mais superiormente, que faz a comunicação posterior com a cavidade nasal.
Em cache

Onde se localiza a nasofaringe?

A faringe é dividida entre nasofaringe ou rinofaringe (localizada atrás da cavidade nasal, liga-se à orofaringe); orofaringe (localizada atrás da cavidade oral, liga-se à cavidade bucal); e a laringofaringe (parte inferior da faringe e continuação da orofaringe, liga-se à laringe e ao esôfago).
Em cache

O que causa nasofaringite?

A nasofaringite e a amigdalite têm em comum o agente causal, que são os vírus, mas a amigdalite também pode ter origem bacteriana. Já a dengue está associada, além da febre alta e da perda do apetite, ao surgimento de manchas e dor no corpo, náuseas e vômitos. 3 – Quais as suas principais causas?

Quais os sintomas nasofaringe?

Sinais e sintomas do câncer de nasofaringe

  • Sensação constante de ouvido tampado, zumbido ou perda de audição.
  • Infecções de ouvido que não melhoram.
  • Obstrução nasal.
  • Hemorragia nasal.
  • Dor de cabeça.
  • Dor facial ou dormência.
  • Dificuldade para abrir a boca.
  • Visão embaçada ou dupla.

Quais os sintomas da orofaringe?

Dificuldade para mastigar ou engolir. Dificuldade de mover a mandíbula ou a língua. Dormência na língua ou outra área da boca. Inchaço da mandíbula causando desconforto com a dentadura.

Como examinar a orofaringe?

Como a orofaringe se encontra dentro do pescoço e algumas partes não são facilmente visíveis devido a sua profundidade, o médico poderá utilizar alguns aparelhos como o laringoscópio ou ainda um endoscópio para examinar essas áreas. Laringoscopia e faringoscopia indireta.

Como se chama a comunicação do nariz com a faringe?

Nasofaringe: é a primeira parte da faringe e está situada atrás do nariz. Ela se comunica com a cavidade nasal pelas coanas e é contínua com a orofaringe.

Qual a diferença entre a faringe e laringe?

Laringe e faringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A grande diferença é que a faringe faz parte do canal alimentar, que se estende da boca até o esôfago; já a laringe está acima da traqueia (órgão do sistema respiratório que garante a passagem de ar para os pulmões).

Qual a estrutura da nasofaringe?

Nasofaringe: corresponde à primeira região da faringe, a região nasal. Ela está situada atrás do nariz. Na nasofaringe, observa-se a presença de quatro aberturas, duas para as tubas auditivas (eustaquianas) e duas para o nariz (coanas).

Quais os sintomas da nasofaringe?

Sinais e sintomas do câncer de nasofaringe

  • Sensação constante de ouvido tampado, zumbido ou perda de audição.
  • Infecções de ouvido que não melhoram.
  • Obstrução nasal.
  • Hemorragia nasal.
  • Dor de cabeça.
  • Dor facial ou dormência.
  • Dificuldade para abrir a boca.
  • Visão embaçada ou dupla.

Como tratar nasofaringe?

A hidratação e a lavagem do nariz com soro fisiológico são duas das medidas mais importantes para o tratamento da nasofaringite, podendo usar-se antipiréticos para baixar a febre. Poderá, também, ser necessário tomar um anti-histamínico e/ou um anti-inflamatório.

O que causa inflamação na orofaringe?

As causas mais comuns de faringite são agentes virais e patógenos bacterianos (tabela 1). O agente tratável mais importante é o Estreptococos do Grupo A.

Qual médico cuida da orofaringe?

O otorrinolaringologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.

Onde inicia a parte nasal da faringe?

Nasofaringe: é a primeira parte da faringe e está situada atrás do nariz. Ela se comunica com a cavidade nasal pelas coanas e é contínua com a orofaringe.

O que vem primeiro faringe ou laringe?

Funções da faringe

A faringe fica logo acima da laringe. É um órgão que compreende toda a parte de conexão do sistema respiratório e do sistema digestivo.

Qual é a diferença entre faringite e laringite?

A diferença entre as duas infecções é que, na faringite, quando se tem um componente alérgico, há a sensação de coceira na gargante – sintoma que não é comum na amigdalite. A laringite nada mais é que a inflamação das cordas vocais ou o inchaço dessas cordas. O principal sintoma é a perda da voz ou a rouquidão.

Related Posts